URBANISMO

Casa Fora de Casa aporta na praça do Centro Cultural Martim Cererê

Alpendre Cultural | 04/08/2016

Compartilhe:


divulgação

divulgação

Da Redação

“O Urbanismo Tático representa uma forma diferente de fazer e pensar a cidade. Dá maior protagonismo ao cidadão e promove uma abordagem de baixo para cima ao invés da tradicional abordagem de cima para baixo onde as decisões são tomadas em gabinetes fechados”, é o que aponta o coordenador do Casa Fora de Casa, André Gonçalves. Dando continuidade à extensa programação do projeto, desenvolvido pelo estúdio Sobreurbana, no sábado acontece o Encontro 01: Reconhecer e Criar, na Praça do Centro Cultural Martim Cererê, com a proposta de se discutir urbanismo tático e ocupação das áreas verdes do Setor Sul, em Goiânia.

A rua como lugar de encontro. Este é o mote do Casa Fora de Casa, que tem o objetivo deste encontro é recorrer a várias ferramentas e metodologias do urbanismo tático, do placemaking e do design thinking para desenvolver um diagnóstico da praça, ocupada quase sempre por skatistas ou moradores da região. Os resultados deste encontro servirão de base para as oficinas que acontecem na semana seguinte, no mesmo local.

Ao longo de realização, o Casa Fora de Casa se estende ainda por outras áreas do Setor Sul, com ações e ideias criativas em praças e zonas verdes. Ao todo, o projeto já percorreu a Praça Wilson Chaves, localizada na Avenida Cora Coralina, e ainda passará pelo Bacião das Artes, próximo ao Bosque dos Pássaros, e pela praça Fleury Curado. “O Setor Sul foi pensado para ser um bairro-jardim, com as suas extensas áreas verdes sendo o espaço vital, de encontro e deslocação. No entanto, muitas dessas áreas encontram-se abandonadas e marginalizadas”, reitera o produtor cultural.

Casa Fora de Casa [divulgação] (2)

divulgação


Casa Fora de Casa [divulgação] (3)

divulgação


Casa Fora de Casa [divulgação] (4)

divulgação

Casa Fora de Casa [divulgação] (5)

divulgação

ANOTE

Casa Fora de Casa

Encontro 01: Reconhecer e Criar

Data: 06 de agosto

Horário: 9h

Local: Praça do Centro Cultural Martim Cererê, Setor Sul

Inscrições: www.casaforade.casa

Comentários